Inscreva-se:Posts Comentários

Você está aqui: Home >> reflexão O que fará o dono da vinha?...




O que fará então o dono da vinha?... Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras?
(Mc. 12.9-10)

Havia um homem, dono da casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores.
Depois, se ausentou do país. Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram
a outro e a outro apedrejaram.
Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte. E, por último, enviou-lhe o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão.
Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: este é o herdeiro, ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.
Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará aqueles lavradores?


Passeando com sua filha de três anos, um pai foi visitar um castelo nas proximidades. A menina admirou tudo o que viu e ficou encantada. Quase no término da visita, um pouco decepcionada e curiosa, ela perguntou: "Pai, onde está o rei?" Surpreso, ele respondeu: "O rei está viajando". Ao voltar para casa, a menina logo relatou à mãe todas as impressões da visita, porém enfatizou: "O rei está viajando, mas logo voltará".

O que fará o dono da vinha? Ele voltará e... Estas palavras de Jesus apontam para a grande esperança do novo povo de Deus: sua volta, quando instalará definitivamente o seu reino. Mas estas palavras também deixam claro que esta volta trará juízo e condenação para aqueles que rejeitaram a pedra angular. Jesus aplica esta figura do Salmo a si mesmo. Afirma ser a pedra principal, rejeitada e excluída, mas que se tornou a pedra angular; aquela que sustenta toda a edificação do Reino de Deus.

Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.
Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.
Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, entenderam que era a respeito deles que Jesus falara; e, conquanto buscassem prendê-lo, temeram as multidões, porque estas o consideravam como profeta.


Meditamos sobre a preciosa parábola que resume toda a história da salvação. Esta não termina na cruz, mas nos faz olhar para a volta de Cristo. Por isso perguntemo-nos "Quem são os servos que Deus manda hoje? Nós os reconhecemos? Aceitamos a sua mensagem? como agimos com a vinha, o mundo em que vivemos? Cuidamos da propriedade de Deus? Que frutos Ele encontra em nós? E principalmente: ainda vivemos realmente na perspectiva da volta do rei?

Oração: Obrigado, Pai Celestial, pela tua Palavra, que é constante desafio para a nossa vida. Ajuda-nos a ouví-la, compreendê-la e praticá-la. Amém.


fonte:http://www.azusa.com.br/


Tags: reflexão
Também poderá gostar de ler:

0 comentários/leitores bless

Comente no bless!

Seu comentário é muito importante pra nós,pois assim podemos estar edificando uns aos outros.