Inscreva-se:Posts Comentários

Você está aqui: Home >> histórias curiosas Qual é o seu sotaque?


Algumas histórias bíblicas nos parecem engraçadas,mas Deus sempre tem lições pra nossa vida,assim como esta passagem em Juízes 12:6 falando sobre as diferenças no falar.
Bom resumindo um pouco a história:
Os homens de Israel, da tribo de Efraim, ao saberem que os homens de Israel da tribo de Manassés, estiveram lutando contra os amonitas, povo inimigo da nação, à qual pertenciam as duas tribos, ficaram profundamente irritados porque não foram convidados para pelejar juntos. E, assim, porque não foram lutar lado a lado, tornaram-se inimigos entre si, a tal ponto, que houve grande peleja naquele dia.
Como os efraimitas tinham ido preparados para a guerra, a tribo de Manassés partiu para o ataque, deixando-os desarmados. E sabe o que aconteceu em seguida? Eles começaram a fugir. Porém, para chegar ao seu território,tinham que atravessar o rio Jordão. Os homens de Manassés se colocaram na fronteira, e todas as pessoas que desejavam passar para o outro lado tinham que dizer "chibolete", que significava "corrente de água".
Praticamente, os homens de Manassés, chefiados por Jefté estabeleceram um código de morte: Para saber se os que vinham ao seu encontro eram efraimitas, solicitavam a palavra; porém se o cara dissesse: Sibolete, porque não o podia pronunciar bem, era degolado nos vaus do Jordão .
Agora o que me leva a pensar por que razão duas tribos de Israel,um povo que caminhava junto,eram irmãos,descendentes de um mesmo pai,tiveram as mesmas origens tinham sotaques diferentes?
A razão da diferença da pronúncia esta lá atrás na história ,quando os efraimitas chegaram à terra prometida não quiseram passar o rio jordão ficando distântes dos demais e isto foi motivo para eles perderem a própria identidade e criarem um dialéto para si.E isso resultou na morte de 42 mil pessoas
A maneira de falar revela quem nós somos e a história das pessoas e dos povos. O sotaque indica a origem de cada um,e isso nos faz ver que esta galera estava se afastando de suas origens.
Isso nos faz refletir nas consequências deste afastamento,inclusive a cegueira espiritual,a ponto de lutarem contra si.
Que possamos ter discernimento espiritual ,afinal, podemos pertencer à diferentes tribos,mas pertencemos todos à mesma nação (I Pe 2:9), somos o mesmo povo, quer se fale Sibolete ou Chibolete.Somos o Israel de Deus


Fiquem na Paz
Daniela



Também poderá gostar de ler:

1 comentários/leitores bless

  1. Caro blogueiro,

    A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.


    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

Comente no bless!

Seu comentário é muito importante pra nós,pois assim podemos estar edificando uns aos outros.